Economia do crescimento do setor público
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O princípio da divisão de trabalho tem grande tradição no estudo dos sistemas de produção. Modernamente, o significado desse princípio se desloca para os sistemas de decisão em organizações complexas. É sob essa orientação que se pode estabelecer, por exemplo, a caracterização de sistemas econômicos na linha de Koopmans-Montias-Neuberger-Kornai.
Esse novo status da divisão de trabalho tem implicações relevantes para a teoria econômica. Uma primeira consequência é a ênfase que se dá ao tipo de mecanismo de decisão, permitindo que a indagação analítica se estenda além das várias situações de mercado. Por outro lado, as implicações normativas dessa postura estão longe de ser triviais, de vez que a escolha da moldura institucional pode ser etapa decisiva na adoção de uma política.
Downloads
Detalhes do artigo
A Revista de Administração Pública (RAP) compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- Adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- Adota software de verificação de similaridade de conteúdo - plagiarismo (Crossref Similarity Check);
- Adota ações de combate ao plagio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
Mais detalhes do Código de Ética adotado pela RAP podem ser visualizados em Normas Éticas e Código de Conduta.