As relações de poder em Michel Foucault: reflexões teóricas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo baseia-se em reflexões acerca das relações de poder em obras de MichelFoucault. Procurou-se percorrer o contexto de sua vida de forma introdutória e osdiferentes modos de poder, perpassando pelas formas de força e disciplina. O procedimentometodológico foi a pesquisa bibliográfica dos acontecimentos consideradospelo autor em seu tempo, história e espaço. Diante do triângulo de Foucault (poder— direito — verdade) e das passagens em que ele se refere ao aparelho de Estado,este artigo compara o tripé da sociedade (Estado — mercado — sociedade civil) com o triângulo de Foucault. Constata-se que o poder está por toda parte e provoca açõesora no campo do direito, ora no da verdade. Deve ser entendido como uma relaçãoflutuante, não estando em uma instituição nem em ninguém, enquanto o saber estánuma relação de formas e conteúdos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Ferreirinha, I. M. N., & Raitz, T. R. (2010). As relações de poder em Michel Foucault: reflexões teóricas. Revista De Administração Pública, 44(2), 367 a 383. Recuperado de https://hml-bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6928
Edição
Seção
Artigos
A Revista de Administração Pública (RAP) compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- Adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- Adota software de verificação de similaridade de conteúdo - plagiarismo (Crossref Similarity Check);
- Adota ações de combate ao plagio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
Mais detalhes do Código de Ética adotado pela RAP podem ser visualizados em Normas Éticas e Código de Conduta.