A história do ensino em administração: contribuições teórico-metodológicas e uma proposta de agenda de pesquisa
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O debate sobre a importância do campo da história na área de administração ficourestrito, principalmente, aos estudos ligados à história dos negócios ou empresariais,à história da gestão e à história organizacional (Costa, Barros e Martins, 2009). Nosentido de ampliá-lo, este artigo apresenta a historiografia do ensino e propõe quatroníveis de pesquisa sobre a história do ensino de administração: a) a vida dos mestres(professores) que construíram campos temáticos, formas de ensinar e instituições;b) os legados de ensino dos programas; c) a história das disciplinas escolares; e, d)a história das instituições de ensino. Além disso, revela as possibilidades teórico-metodológicas da historiografia da educação para, desta forma, propor uma agendade ações no sentido de institucionalizar o subcampo de história do ensino de ad-ministração no campo da história da administração. Finalmente, conclui-se com aproposta de se ensinar a história do ensino de administração no Brasil, disciplina queé praticamente inexistente nos currículos da área, mais particularmente, esse temapode ser um componente curricular de disciplinas ou atividades que se propõem aformar mestres e doutores.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Fischer, T., Waiandt, C., & Fonseca, R. L. (2011). A história do ensino em administração: contribuições teórico-metodológicas e uma proposta de agenda de pesquisa. Revista De Administração Pública, 45(4), 911 a 939. Recuperado de https://hml-bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/7021
Edição
Seção
Artigos
A Revista de Administração Pública (RAP) compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- Adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- Adota software de verificação de similaridade de conteúdo - plagiarismo (Crossref Similarity Check);
- Adota ações de combate ao plagio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
Mais detalhes do Código de Ética adotado pela RAP podem ser visualizados em Normas Éticas e Código de Conduta.