Gestão compartilhada de P&D: o caso da Petrobras e a UFRN
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo analisa o modelo de Gestão Compartilhada de P&D entre a Petrobras e a Uni-versidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) à luz das teorias da Dependênciade Recursos e de Redes Interorganizacionais. Este sistema é uma parceria tecnológicaalinhada ao modelo da hélice tripla, onde o conhecimento está sendo construídoatravés da interação empresa & universidade & governo. A parceria, incentivadapela Lei do Petróleo, é coordenada pelo Centro de Pesquisas da Petrobras e serviude modelo para a criação de redes temáticas da Petrobras. As redes desenvolvem aspesquisas que, por alguma razão, não podem ser realizadas pela estrutura própriada companhia e atuam de forma complementar a seus processos internos de P&D.Apresenta-se o histórico do relacionamento entre a organização empresarial de basetecnológica e a organização acadêmica. Fazem-se considerações teóricas sobre omodelo ao mesmo tempo que são propostos alguns pontos para melhoria.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Polleto, C. A., Araújo, M. A. de, & Mata, W. da. (2011). Gestão compartilhada de P&D: o caso da Petrobras e a UFRN. Revista De Administração Pública, 45(4), 1095 a 1117. Recuperado de https://hml-bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/7028
Edição
Seção
Artigos
A Revista de Administração Pública (RAP) compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- Adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- Adota software de verificação de similaridade de conteúdo - plagiarismo (Crossref Similarity Check);
- Adota ações de combate ao plagio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
Mais detalhes do Código de Ética adotado pela RAP podem ser visualizados em Normas Éticas e Código de Conduta.