Um novo paradigma para as instituições públicas de pesquisa
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo analisa os impactos das mudanças nos institutos de pesquisa brasileiros. com base na experiência do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). A reorientação da política de C&T brasileira não é um fenõmeno isolado, mas é parte de um contexto de mudanças relacionado à questão de tornar os métodos de controle do conhecimento similares aos da administração de empresas. As instituições públicas de pesquisa devem reestruturar-se, introduzir novos parâmetros de qualidade e eficiência e buscar novas competências gerenciais. O artigo discute a necessidade de um novo paradigma para as políticas de C&T e seu impacto no gerenciamento da pesquisa no Brasil. A seguir. apresenta a experiência do INT no período 1990-95, identifica as mudanças realizadas e avalia os primeiros impactos dessas medidas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Maculan, A.-M., & Zouain, D. M. (1997). Um novo paradigma para as instituições públicas de pesquisa. Revista De Administração Pública, 31(6), 7 a 27. Recuperado de https://hml-bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/7808
Edição
Seção
Artigos
A Revista de Administração Pública (RAP) compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- Adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- Adota software de verificação de similaridade de conteúdo - plagiarismo (Crossref Similarity Check);
- Adota ações de combate ao plagio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
Mais detalhes do Código de Ética adotado pela RAP podem ser visualizados em Normas Éticas e Código de Conduta.